201- Os elementos de um novo método para construção das paredes de fundações de concreto para casas novas estão mostrados na figura. Uma vez que a sapata F , está no seu lugar, formas de poliestireno A , são erguidas e uma mistura de concreto, B , é vertida entre as formas. Os tirantes, T , impedem que as formas se separem. Após o concreto curar, as formas são deixadas em seu lugar como isolantes. Como um exercício de projeto, faça uma estimativa conservadora para o espaçamento uniforme,   d , dos tirantes se a força trativa em cada tirante não deve exceder 6.5   k N . O espaçamento horizontal dos tirantes é o mesmo que o espaçamento vertical. Apresente qualquer hipótese levantada. A massa específica do concreto úmido é 2400   k g / m 3 .

Passo 1

A parede de 3   m de concreto faz uma pressão total:

P = ρ g h = 2400 × 9.81 × 3 = 70632   N / m

Passo 2

Considerando a área de cada tirante constante temos que ela deve ter uma área máxima de:

P = F A → A = F P

A = 6500 70632 = 0.092   m 2

Utilizamos a força máxima F que ela deve aguentar.

Passo 3

Considerando que a parede tem uma seção quadrada, temos que seu lado de área deve ser de:

A = d 2 = 0.092 → d = 0.303   m

O que nos dá uma estimativa conservadora do espaçamento de cada tirante.

Resposta

d = ≈ 0.3   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as componentes n e t da força F que a haste A B exerce sobre a manivela A O . Avalie sua expressão geral para F = 100N e (a) θ = 30 ° , β = 10 ° e (b) θ = 15 ° , β = 25 ° .
A inclinação da força F de 6,5k N está especificada como mostrado na figura. Expresse F como um vetor, em termos dos vetores unitários i e j .
A linha de ação da força F de 34k N passa pelos pontos A e B , como mostrado na figura. Determine os componentes escalares x e y de F .
Os dois elementos estruturais, um sob tração e o outro sob compressão, exercem as forças indicadas no nó O . Determine o módulo da resultante R das duas forças e o ângulo θ que R faz com o eixo x posi
O Comprimento original da mola é r. Quando o pino P está em uma posição arbitrária θ , determine as componentes x e y da força que a mola exerce no pino. Avalie sua expressão para r = 400 mm, k = 1,4