23.A lamina C da plaina elétrica é acionada pela polia A montada sobre o eixo do induzido do motor. Se a aceleração angular constante da polia A é 40 rad/s^2, determine a velocidade angular da lamina no instante em que A tiver realizado 400 revolucoes, partindo do repouso.

Passo 1

Para resolver está questão basta utilizar as equações e raciocínios desenvolvidos ao longo dessa seção inicial do capitulo 16. Seria importante também antes de começar a resolver as questões problemas, fazer as 6 questoes fundamentais pois de alguma forma a resolução delas ajudará em praticamente todas as resoluções. Pois, cada questão problema estará relacionada com algum conceito de alguma questão fundamental.

Passo 2

ω A = 448,39 r a d s

Passo 3

ω c = ω B = 224 r a d s

Resposta

ω c = 224 r a d s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um automóvel desloca-se para a direita com uma velocidade constante de 80 km/h. Se o diâmetro da roda é de 500 mm, determine as velocidades dos pontos B, C, D e E sobre o aro da roda.
Para as engrenagens mostradas na figura, deduza uma expressão para a velocidade angular ω C para a engrenagem C e mostre que ω C é independente do raio da engrenagem B. Considere que o ponto A é fixo
Na posição mostrada na figura, a barra A B tem uma aceleração angular nula e uma velocidade angular de 20r a d/ s no sentido anti-horário. Determine (a) a velocidade angular da barra BDH, (b) a veloci
No Problema 15.44, determine (a) a velocidade do ponto A, (b) o ponto da placa com velocidade nula.
Uma rígida laje oscila em torno de um 'Ponto O fixo. Mostre que o menor período de oscilação ocorre quando a distância r do Ponto 0 ao centro de massa G é igual a k.