3.34. O fio forma um contorno fechado e passa pelas pequenas polias em A, B, C e D. Se a força resultante máxima que o fio pode exercer sobre cada polia é 120   N , determine a maior força P que pode ser aplicada ao fio como mostrado.

Passo 1

Fala aai galerinha bonita, tudo beleza?! Saca só, o enunciado nos disse que uma força atua sobre uma mesa através de cabos que passam por polias como na figura abaixo:

Sabendo que a carga máxima que um cabo pode exercer sobre uma polia é de 120   N , o enunciado quer que a gente descubra o maior valor possível para P para que o sistema continue em equilíbrio.

Belezoca então pessoal, como o sistema deve estar em equilíbrio, quer dizer que o somatório das forças que atuam sobre ele deve ser nulo. E podemos analisar as forças que atuam através do ponto de contato entre P e os cabos, como no diagrama a seguir:

Onde T representa a tensão no cabo. Iradoso, agora podemos usar as equações de equilíbrio para os eixos.

Passo 2

Vamos usar as condições de equilíbrio para o eixo y , teremos que:

∑ F y = 0

Logo:

∑ F y = 2 T cos ⁡ 30 ° - P = 0

2 T cos ⁡ 30 ° = P

Isolando T , descobrimos que:

T = P 2 ⋅ cos ⁡ 30 °

T = 0,58 P

Passo 3

Maravilha, mas agora que vem a malandragem toda.

Porque lembra que o enunciado nos disse que a força resultante máxima que um cabo pode exercer sobre uma polia é de 120   N ?! Então, essa força resultante máxima fica mais tranquilo da gente enxergar quando ocorre nas polias B e C :

Ou seja, a força resultante que ocorre nas polias B e C são dadas como:

Isso quer dizer que podemos calcular o força resultante através da relação:

F R = T 2 + T 2

E como vimos que T = 0,58 P e F R = 120   N , vamos ter que:

120 = 0,58 P 2 + 0,58 P 2

Logo:

0,816 P = 120

Isolando P vamos chegar que:

P = 120 0,816

P = 147   N

Resposta

P = 147   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um peso cuja massa é 160 kg é sustentado pelo sistema de corda roldana mostrado na figura. Sabendo que β = 20 ° , determine a intensidade, a direção e o sentido da força P que deve ser exercida no lad
Para a situação descrita na Fig. P2.47, determine ( a ) o valor de α para que a tensão na corda BC seja a menor possível, ( b ) o valor correspondente dessa tensão.
Dois cabos ligados em C são carregados como mostra a figura. Sabendo que a tração máxima admissível em cada cabo é de 800 N, determine ( a ) a maior intensidade da força P que pode ser aplicada em C,
Um peso cuja massa é 160 kg é sustentado pelo sistema de corda roldana mostrado na figura. Sabendo que α = 20 ° , determine ( a ) o ângulo β , ( b ) a intensidade que a força P é exercida no lado livr
O cursor A é ligado a uma carga de 220 N e pode deslizar sem atrito sobre a barra horizontal. Determine a intensidade da força P para que haja equilíbrio do cursor quando ax = 0,1m ,bx = 0,4m .