3/42) Se a esfera de aço do Prob. 3/41 é liberada a partir do repouso na superfície de um líquido no qual a resistência ao movimento é R = c v 2 , onde c é uma constante e v é a velocidade da esfera para baixo , determine a profundidade h necessária para aesfera atingir a velocidade v .

Passo 1

Como representado no exercício anterior , a esfera está sujeita apenas forças na direção do eixo y , sendo assim , temos que :

∑ F y = m a y

Representando todas as forças que atuam no corpo , achamos que :

m g - c v 2 = m a

Reparem que a força de resistência é negativa pois se opõe ao movimento . Isolando a , obtemos que :

a = g - c m v 2

Passo 2

Bom galera , como demonstrado no exemplo 3/5 desta seção , temos que é válida a relação :

v d v = a d y

Sendo assim ,

d y = v d v a

Integrando os dois lados e substituindo o valor de a que encontramos no passo anterior :

∫ 0 v v d v g - c m v 2 = ∫ 0 h d y

- m 2 c ln ⁡ g - c m v 2 0 v = h

Portanto ,

h = m 2 c ln ⁡ m g m g - c v 2

Resposta

h = m 2 c ln ⁡ m g m g - c v 2

Suave galera? Então bora resolver mais questões como essa!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bola é solta da parte de baixo de um elevador que está se movendo para cima com uma velocidade de 2 m/s. Se a bola bate no fundo do poço do elevador em 3 s, determine a altura do elevador a partir
Se uma partícula tem uma velocidade inicial de v 0 = 12m / s para a direita, em s 0 = 0 , determine a sua posição quando t = 10s , se a = 2m / s 2 para a esquerda.
Um trem parte do repouso em uma estação e move-se com uma aceleração constante de 1m / s 2 . Determine a velocidade do trem quando t = 30s e a distância percorrida durante este tempo.
Um carro parte do repouso e com aceleração constante chega a uma velocidade de 15 m/s quando percorre uma distância de 200 m. Determine a aceleração do carro e o tempo exigido.
Uma partícula está se movendo ao longo de uma linha reta com uma aceleração de a = 12 t - 3 t 1 / 2m / s 2 , onde t é dado em segundos. Determine a velocidade e a posição da partícula como uma função