Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia: Estática Volume 1 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 7.4 - Ex. 36
36- A barra uniforme de massa e comprimento é sustentada no plano vertical por duas molas idênticas com rigidez é comprimidas de um comprimento na posição vertical, . Determine a rigidez mínima que garantirá uma posição de equilíbrio estável com . Pode-se considerar que as molas atuam na direção horizontal durante um pequeno movimento angular da barra.
Passo 1
Assumindo que na base da barra temos a linha de energia potencial gravitacional igual a zero temos a energia potencial gravitacional respeitando a posição de centro de massa da barra que nos dá a altura igual a:
Logo a energia potencial gravitacional é igual a:
Já a para a energia potencial elástica temos que imaginar o seguinte. Enquanto uma estica a outra se contrai e inicialmente as duas molas foram colocadas no sistema comprimidas de logo:
Onde é a energia da mola sendo comprimida pela barra e pela outra mola e é a energia a mola sendo comprimida pela outra mola e esticada pela barra.
Logo a energia total do sistema será:
Passo 2
Fazendo a primeira derivada do sistema temos:
Fazendo a regra da cadeia na segunda parcela nós encontraremos a segunda derivada do sistema:
Passo 3
Encontrando os pontos de equilíbrio do sistema temos:
Explicitando :
Temos ou que ou
Para o primeiro caso temos que ou no segundo caso temos que :
Passo 4
Para temos para a derivada segunda sendo estável (valor positivo):
Isolando :
Logo a menor rigidez será:
Já que em temos um ponto de equilíbrio e que a segunda condição se satisfaz também.