78. A placa possui um peso com centro de gravidade em . Determine a tração desenvolvida nos fios e se a força é aplicada em .
Passo 1
Primeiro temos que avaliar que tipos de conexões temos nessa situação, nesse caso são três cabos, segundo a tabela do capítulo , seção , esse tipo de conexão por cabo só exerce uma força ou tração na direção do cabo.
Para facilitar nossa vida em um momento, vamos definir novos eixos e , o eixo passando pela força e o eixo passando pela força e , pois quando formos usar a equação de equilíbrio em relação a esses eixos, certas forças não contribuíram para o momento.
Abaixo temos um diagrama de corpo livre que vai nos ajudar a ver o que está acontecendo.
Agora só temos que aplicar as equações de equilíbrio para achar as forças que queremos.
O macete é sempre começar com as equações que te oferecem menos incógnitas.
Passo 2
Vamos começar com a equação do equilíbrio referente ao momento em relação ao eixo , para obtermos .
O termo é a distância projetada no eixo que passa por G que contribui para expressar a distância perpendicular de ao eixo , para o cálculo do momento.
Passo 3
Agora vamos analisar as equações de equilíbrio referente ao momento em relação aos eixos e .
O termo é a distância projetada no eixo que contribui para expressar a distância perpendicular de ao eixo , para o cálculo do momento.
O termo é a distância projetada no eixo que contribui para expressar a distância perpendicular de ao eixo , para o cálculo do momento.