Um bloco colocado sob a cabeça do martelo de garra, conforme mostrado, facilita muito a extração do prego. Se um puxão de 50   l b no cabo é necessário para puxar o prego, calcule a tensão T no prego e a magnitude A da força exercida pela cabeça do martelo no bloco. As superfícies de contato em A são suficientemente ásperas para evitar escorregões.

Passo 1

Fala galera! Tudo certo? Vamos dividir a resolução em algumas etapas, beleza? Prometo que vai ser bem rapidinho!

O enunciado nos pede duas coisas:

i) Determinar a tensão T no prego que corresponde à força de 50   l b aplicada no cabo;

ii) Determinar o módulo da força A que a cabeça do martelo exerce no bloco.

Então bora começar! Vamos isolar o martelo com as forças que estão atuando nele: a força de 50   l b , as reações em A e a tensão T exercida pelo prego.

Isso significa que temos três incógnitas ( A x , A y e T ) que podem ser obtidas pelas equações de equilíbrio. Fazendo o somatório de momentos igual a zero em torno de A , eliminamos duas das três incógnitas:

∑ M A = 0

T * 2 - 50 * 8 = 0

T = 50 * 8 2

T = 200   l b

Passo 2

Show, até aqui resolvemos metade do nosso problema. Agora podemos fazer o somatório de forças na direção x para encontrar A x :

∑ F x = 0

50 * cos ⁡ 20 ° - A x = 0

A x = 46,98   l b

E o mesmo para o eixo y :

∑ F y = 0

A y + 50 sen ⁡ ( 20 ° ) - T = 0

A y = 200 - 50 sen ⁡ 20 °

A y = 182,9   l b

Agora ficou fácil encontrar o módulo da força A :

A = A x 2 + A y 2

A = 46,98 2 + 182,9 2

A = 188,8   l b

Bem tranquilo né? Partiu pra próxima!

HYPERLINK "https://emojiterra.com/pt/rosto-piscando/"

Resposta

T = 200   l b

A = 188,8   l b

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

7.13. Uma barra semicircular é carregada tal como mostra a figura. Determine as forças internas no ponto J sabendo que θ = 30 °
7.18. Sabendo que o raio de cada roldana é 200 mm e desprezando o atrito, determine as forças internas no ponto K da estrutura mostrada na figura.
7.14. Uma barra semicircular é carregada tal como mostra a figura. Determine a intensidade e a localização do momento fletor máximo na barra.
Sabendo que o raio da roldana é 200m m e desprezando o atrito, determine as forças internas no ponto J da estrutura mostrada na figura.
22. Uma força P é aplicada em uma haste dobrada que é apoiada por um rolete e um suporte com pino. Para cada um dos três casos mostrados, determine as forças internas no ponto J :