Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia: Estática Volume 1 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 5.4 - Ex. 68
Calcule as coordenadas do centro de massa do molde metálico fundido mostrado.
Passo 1
Então galera, questão simples, mas pode ter confusão na hora de montar a tabelinha... mas vamo com calma! Primeiro, temos que ter em mente que os centroides são dados por:
Passo 2
Agora, vamos dividir nosso problema em volumes, e a partir dai jogar na nossa formula, substituindo área por volume! A seguir uma vista aérea da figura pra vocês terem uma ideia melhor do que ta rolando!
Por inspeção sabemos que o nosso sólido é simétrico em y, logo o centro de massa dele em Y é igual a 0.
Passo 3
Vamos calcular o nosso centro de massa no volume 1:
Vamos calcular o nosso centro de massa no volume 2:
Passo 4
Agora vamos jogar na nossa formula e matar a questão de vez!!
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
O quadro de ajuste da braçadeira de deslocamento especial suporte uma compressão de 500 N. Calcule a força cortante V, a tensão T e o momento fletor M na seção A da barra de braçadeira para x = 250 mm
Derive expressões para a força cortante V e o momento fletor M como funções de x na viga cantilever carregada como mostrado.
Desenhe os diagramas de cortante e momento para a viga de Prob. 5/116 repetido aqui e especifique o cisalhamento V e o momento M no comprimento médio da viga.
Desenhe os diagramas de cortante e momento para a viga carregada e especifique o cortante V e o momento M em uma seção 3 m à esquerda do suporte em A.
A viga suporta uma carga unitária uniforme w. Determine a localização x dos dois apoios de forma a minimizar o momento Mmax fletor máximo na viga. Especifique Mmax.