Um instrumento que trabalha submerso é montado como motrado na figura. Determine as coordenadas dos centroides desse volume composto.

Passo 1

Então galera, questão simples, mas pode ter confusão na hora de montar a tabelinha... mas vamo com calma! Primeiro, temos que ter em mente que os centroides são dados por:

X - =   ∑ x - A   ∑ A    

  Y - =   ∑ y - A   ∑ A    

Z - =   ∑ z - A   ∑ A    

Passo 2

Agora, vamos dividir nosso problema em áreas, e a partir daí montar uma tabela pra nos auxiliar na organização dos elementos!

Passo 3

Agora vamos matar a questão de vez, bastando jogar na nossa fórmula

X - =   ∑ x - A   ∑ A     = 418   ( 10 6 ) 10.88 ( 10 6 ) = 38.5   m m

  Y - =   ∑ y - A   ∑ A   = 147.1 10 6 10.88 ( 10 6 ) = 13.52   m m  

Z - =   ∑ z - A   ∑ A   = 0

Resposta

X - =   38.5   m m

Y - = 13.52   m m

Z - = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine os diagramas de cisalhamento e momento para a viga cantilever carregada. Especifique a força cortante V e o momento M na seção intermediária da viga.
Desenhe os diagramas de cisalhamento e momento para a viga carregada como mostrado. Especifique o momento máximo M"max"
Desenhe os diagramas de cisalhamento e momento para a viga cantilever carregada linearmente e especifique o momento fletor MA no suporte A
Desenhe os diagramas de cisalhamento e momento para a viga simples carregada linearmente mostrada. Determine a magnitude máxima do momento fletor M.
A viga I suporta a força de 1000 lb e o par de 2000 lb-ft aplicado ao suporte de 2 pés soldado na extremidade da viga. Calcule o cisalhamento V e o momento M na seção intermediária entre A e B.