Calcule o momento M B causado pela força de 900   N em relação ao parafuso em B . Simplifique seu trabalho substituindo, inicialmente, a força por seu sistema força-binário equivalente em A .

Passo 1

Vamos então começar substituindo a força pelo seu sistema força-binário equivalente em A . Nesse caso, ao invés de ter apenas a força de 900   N agindo nesse ponto original, vamos transferí-la para o ponto A , e adicionar um binário para gerar o mesmo momento que essa força gerava antes de ser transferida.

Primeiro vamos calcular esse binário. Antes de ser transferida para o ponto A , o momento da força em relação a esse ponto era:

M A = F d = 900 0,200 = 180   N m

Passo 2

Beleza, agora fica mais fácil calcular o momento causado pela força em relação ao parafuso B :

M B = M A + F A ( d )

Onde M A é o binário que acabamos de calcular, F A é a componente perpendicular da força de 900   N aplicada no ponto A e d é a distância até o ponto B :

Então:

M B = 180 + ( 900 ) ( cos ⁡ 30 ° ) ( 0,600 )

M B = 647,6   N m

Resposta

O momento total causado pela força é M B = 647,6   N m .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

79. Se F = 200N , determine o ângulo θ necessário para que o momento de binário resultante seja zero.
85. Determine o momento de binário resultante que age sobre a viga. Resolva o problema de duas maneiras;(a) some os momentos em relação ao ponto O .
89. Dois binários agem sobre a estrutura. Se d = 1,2m , determine o momento de binário resultante. Calcule o resultado decompondo cada força em componentes x e y e(b)somando os momentos de todas as co
84. Dois binários agem na mesma viga como ilustrado. Determine a intensidade de F de modo que o momento de binário resultante seja 300N ⋅ m anti-horário. Onde atua na viga o binário resultante?
76. Determine a intensidade necessária da força F se o momento de binário resultante na estrutura for 200N ⋅ m , horário.