Uma caldeira é feita de chapas de aço de 8 mm de espessura ligadas nas extremidades por uma junta de topo que consiste em duas chapas de cobertura de 8 mm e rebites com diâmetro de 10 mm e espaçados de 50 mm, como mostra a figura. Se a pressão do vapor no interior da caldeira for 1,35 MPa, determine: (a) a tensão circunferencial na chapa da caldeira separada da costura, (b) a tensão circunferencial na chapa de cobertura externa ao longo da linha de rebites a-a e (c) a tensão de cisalhamento nos rebites.
Passo 1
Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos diz como uma caldeira é feita e a composição e espaçamento dos seus rebites, e nos pede as tensões circunferencial para quando a caldeira é separada da costura e para a cobertura externa, e a de cisalhamento dos rebites. Viu?? Parece que é muita coisa, mas nem é tão difícil assim. Bora lá fazer?? Partiu??
Passo 2
- Nosso primeiro passo será calcular a tensão circunferencial para quando está separada da costura, ou seja, só tendo o σ1.
- Agora que sabemos quanto vale a nossa tensão circunferencial solta, vamos calcular quanto vale a tensão ao longo da linha dos rebites
- Com isso, podemos fazer que a soma das forças internas é zero, achando, assim, a força em cada aro e a tensão de cisalhamento nos rebites