A caminhonete de Mg está se movendo A m∕s quando os freios em todas suas rodas são aplicados, fazendo com que ele escorregue por uma distância de m antes de chegar ao repolso. Determine a força horizontal desenvolvida no engaste C, e a força de atrito desenvolvida entre os pneus da caminhonete e a estrada durante este tempo. A massa total da lancha e do reboque é Mg.
Passo 1
O primeiro passo para a solução do problema é obtermos a aceleração da caminhonete. Sabendo que o movimento ocorre com uma aceleração constante, podemos utilizar a equação de Torriceli para encontrarmos a aceleração da caminhonete:
Inicialmente, o veículo possui uma velocidade m∕s e, após os freios das rodas serem acionados, o veículo entrará em repolso () quando percorrer 10 m, portanto, a aceleração da caminhonete pode ser calculada da seguinte forma:
Passo 2
O próximo passo é encontrar a força desenvolvido no engaste e a força de atrito
desenvolvida entre os pneus da caminhonete e a estrada. Inicialmente, precisamos obter a equação do movimento do reboque e da caminhonete. Sabendo que a aceleração da caminhonete é igual a do reboque, temos:
Diagrama de corpo livre do reboque:
kN
Diagrama de corpo livre da caminhonete:
kN
Resposta
As forças desenvolvidas no engaste e nos pneus serão, respectivamente, kN e kN