Uma cantoneira é soldada na extremidade da viga I para suportar uma força de 35   k N , aplicada paralelamente ao eixo da viga, e uma força de 20 kN, aplicada na extremidade da viga. Ao analisar a capacidade da viga para suportar os carregamentos aplicados na fase de projeto, é conveniente substituir as forças por uma força equivalente em  O  e um binário  M  correspondente. Determine as componentes  x ,   y   e   z   d e   M .

Passo 1

E aí meus queridos, tudo bom?

Então, prestem muita atenção nesse problema porque ele envolve uns detalhezinhos que podem deixar a gente confuso de não prestar bastante atenção. O problema se torna fácil, pois conseguimos encontrar as distâncias em relação ao ponto de referência de forma bem simples, claro que para cada uma das forças teremos mais de uma parte para se analisar o que exige um pouco da nossa atenção. Entendido?

Passo 2

Adotando que o sentido de onde surgirá o momento é dado pela regra da mão direita vamos ter o seguinte

M 0 = 35 ⋅ 0 , 35 ⋅ i ^ + 36 ⋅ 0 , 1 ⋅ - j ^ + 20 ⋅ s e n 30 ° ⋅ 0,1 ⋅ - k ^ + 20 ⋅ c o s 30 ° ⋅ 0 , 35 ⋅ k ^

Jogando tudo na calculadora vamos encontrar

M 0 = 12,6   i ^ - 3,6   j ^ + 5,06   k ^   k N ⋅ m

Pronto, temos o binário exigido pelo problema e está finalizado o nosso exercício.

Resposta

M 0 = 12,6   i ^ - 3,6   j ^ + 5,06   k ^   k N ⋅ m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma mesa exerce as quatro forças mostradas na superfície do piso. Reduza o sistema de força para um sistema de força-binário no ponto O. Mostre que R → é perpendicular a M O → .
A laje de concreto suporta as seis cargas verticais mostradas. Determine as coordenadas x e y do ponto da laje por onde passa a resultante do sistema de carregamento.
Uma força vertical de 1,8l b é aplicada ao botão do mecanismo de abertura de janela quando a manivela BC está na horizontal. Determine o momento da força sobre o ponto A e sobre a linha AB.
A matriz de rosqueamento é aparafusada na extremidade do tubo fixo, que é dobrado em um ângulo de 20 ° . Substitua as duas forças por uma força equivalente em O e um binário M O → . Encontre M O → e c
A força F → atua ao longo de um elemento do cone circular direito, como mostrado. Determine o sistema de força-binário equivalente no ponto O.