Se o coeficiente de atrito estático entre as luvas A e B e o elemento em “ V ” é μ s = 0,6 , determine o maior ângulo θ para que o sistema permaneça em equilíbrio, independentemente do peso do cilindro D . As hastes A C e B C possuem peso desprezível e estão conectadas em C por meio de um pino.

Passo 1

Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Bora pra mais uma questão.

Primeiramente, devemos determinar o coeficiente de atrito máximo, para isso, vamos utilizar a segunda lei de Newton, temos:

F R = ∑ F

Para o eixo x , temos:

F R = ∑ F m ∙ a = - F a t + P cos ⁡ θ F R = N × μ s + 300 × 4 5 F R = 0,5 N + 240

Neste caso, a normal é igual ao peso, logo:

F 1 = g m u = 150 × 10 × 0,2 = 300   N

Passo 2

Agora, basta fazer o mesmo para o homem e o chão. A força de atrito entre o homem e o chão é dada por:

F 2 = 85 × 10 × 0,4 = 340   N

Logo, o homem conseguirá arrastar a caixa, pois o atrito entre seus sapatos e o chão é maior que o atrito da caixa com o chão.

Resposta

Sim, o homem conseguirá mover a caixa.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O barco tem um peso de 2500N( ≈ 250k g ) e é mantido na posição lateral de um navio pelas vergas em A e B . Um homem com um peso de 650N( ≈ 65k g ) entra no barco, enrola uma corda em torno de uma lan
Um cilindro de massa 250k g deve ser suportado pela corda que envolve o cano. Determine a menor força vertical F necessária para suportar a carga se a corda passa (a) uma vez pelo cano, β = 180 ° e (b
Os blocos A e B pesam 375N cada, e D pesa 150N . Usando os coeficientes de atrito estático indicados, determine a força de atrito entre os blocos A e B e entre o bloco A e o piso C .
Os blocos A e B pesam 250N e 150N , respectivamente. Usando os coeficientes de atrito estático indicados, determine o maior peso do bloco D sem causar movimento.
132- O caminhão descarrega o caixote deslizando-o para fora da plataforma elevada, conforme se move lentamente para frente, com os seus freios ativados para permitir controle. O caixote tem massa tota