Enunciado

O cursor A é ligado a uma carga de 220 N e pode deslizar sem atrito sobre a barra horizontal. Determine a distância x para que o cursor esteja em equilíbrio quando P = 210   N .

Passo 1

Obs: A figura referente a esse exercício mostra uma altura de 0,5 mm, mas os dados pedidos nas letras ( a ) e ( b ) para x , nos levam a acreditar que o livro queria mostrar uma altura de 0,5 m, que foi o valor considerado para o cálculo nessa questão.

Tá legal, vamos lá! Antes de começar o exercício, é sempre bom ter em mente as dicas que o próprio livro nos dá antes de cada seção de exercícios, na parte de “metodologia para resolução de problemas”. Então beleza, seguindo aquelas dicas, vamos começar fazendo o diagrama de corpo livre:

Passo 2

Agora que temos o DCL do problema, e temos três forças atuando, sendo duas desconhecidas, vamos desenhar o triângulo de forças para o sistema:

Para descobrir o valor de N , vamos aproveitar que o triângulo de forças é retângulo e aplicar pitágoras, sendo assim:

220 2 = 210 2 + N 2

Isolando N , temos:

N = 65,57   N

Passo 3

Para descobrir o valor de x , vamos aplicar a semelhança entre o triângulo maior (com as forças) e o triângulo menor (com as distâncias), com isso, temos:

N 0,5 = 21 0 x

Isolando x e substituindo o valor encontrado para N , temos:

x = 210 . 0,5 65,57 → x = 1,6   m

Resposta

x = 1,6   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O vagão ferroviário possui um peso de 120k N e centro de gravidade em G . Ele é suspenso pela frente e por trás no trilho por seis pneus localizados em A ,BeC . Determine as reações normais desses pne
O atuador pneumático em D é usado para aplicar uma força F no membro em B . A reação normal da barra lisa em C é 300N . Determine a intensidade de F e as componentes horizontal e vertical da reação no
3.36. A mola tem uma rigidez k = 800 N m e um comprimento não deformado de 200m m . Determine a força nos cabo BC e BD quando a mola é mantida na posição mostrada.
3.37. O peso de 5k g é suportado pela corda AC, pelo rolete, e por uma mola que possui uma rigidez de k = 2000 N m e um comprimento não deformado de 300 mm. Determine a distância d até onde o peso est
3.40. A mola tem uma rigidez k = 800 N m e um comprimento não deformado de 200m m . Determine a força nos cabo BC e BD quando a mola é mantida na posição mostrada.