Enunciado

Para a estrutura carregada do Problema 2.48, determine ( a ) o valor de α para que a tensão no cabo BC seja a menor possível, ( b ) o valor correspondente dessa tensão.

Passo 1

Tá legal, vamos lá! Antes de começar o exercício, é sempre bom ter em mente as dicas que o próprio livro nos dá antes de cada seção de exercícios, na parte de “metodologia para resolução de problemas”. Então beleza, seguindo aquelas dicas, vamos começar fazendo o diagrama de corpo livre:

Passo 2

Agora que temos o DCL do problema, e temos somente três forças, vamos desenhar o triângulo de forças do sistema para descobrir os valores das tensões, lembrando que para que a tensão em B C seja a menor possível, esse cabo deve estar perpendicular ao A C , então temos:

Como T B C deve ser perpendicular a F A C , o ângulo α já sai direto do diagrama de corpo livre, sendo:

α + 90 ° + 30 = 180 → α = 60 °

Passo 3

Agora podemos relacionar o valor T B C através do triângulo de forças do passo 2, que é um triângulo retângulo:

sen ⁡ 50 ° = T B C 1330 → T B C = 1018,8

Resposta

α = 60 °

T B C = 1018,8

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as componentes horizontal e vertical da reação em A e a reação normal em B sobre a chave no problema 5.7 .
O atuador pneumático em D é usado para aplicar uma força F = 200N no membro em B . Determine as componentes horizontal e vertical da reação no pino A e a força da barra lisa em C no membro.
A barra fina de comprimento l é sustentada pelo tubo liso. Determine a distância a necessária para o equilíbrio se a cara aplicada é P .
A barra uniforme, de comprimento l e peso W , está apoaida na extremidade A por uma parede lisa e na extremidade B por uma corda de comprimento s , que é presa à parede como mostra a figura. Mostre qu
Determine as componentes horizontal e vertical da reação em A e a tração no cabo B C sobre a lança ao problema 5.6 .