As deformações principais em um ponto sobre a superfície de alumínio de um tanque são e . Se for um caso de estado plano de tensão, determine as tensões principais associadas no ponto no mesmo plano. , . Dica: Veja o Problema 10.34.
Passo 1
Oláaaaa, querido! Tá bem?
Então, ele dá a deformação normal de um tanque em duas direções. O módulo de elasticidade e o coeficiente de Poisson do material desse tanque. Vamos listar tudo aqui:
- Deformação na direção : .
- Deformação na direção : .
- Módulo de elasticidade: .
- Coeficiente de Poisson:
Ele diz que essas deformações estão em um estado plano de tensões e são as deformações principais do elemento. Aí ele pede para descobrir as tensão principais associadas.
Ou seja, queremos descobrir as tensões principais e associadas as deformações que ele deu.
Bora ver como descobrir isso aí!
Passo 2
Então, queremos uma relação entre tensão e deformação em um elemento no estado plano de tensões, tendo o coeficiente de Poisson e o módulo de elasticidade do material.
Bem, algo que pode ser bem útil para relacionar essas coisas é a Lei de Hooke generalizada. Ela é dada por essas 3 expressões:
Mas isso vale para um estado tridimensional de tensões, onde temos deformação em 3 direções. Como aqui a gente está no estado plano, a gente pode zerar e esquecer a última equação. Aí ficamos com
Passo 3
Percebe que a gente tem todas as variáveis, menos e . Então isso é uma sisteminha de duas equações para gente resolver.
Podemos começar multiplicando por a primeira equação:
E depois somar isso a equação :
E aí podemos jogar os nossos valores e achar !
Passo 4
Agora a gente pode voltar em e achar :
Substituindo os valores que a gente tem
Isolando :
Resposta
Tensões principais: e .