Enunciado

Desenhe o diagrama de corpo livre para os problemas a seguir. a) A lança no Problema 5.37.

b) O anteparo no Problema 5.39.

c) O elemento horizontal no Problema 5.41.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está a família?? Tudo na paz?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

Quando se analisa o momento, ele é positivo toda vez que estiver girando no sentido anti-horário. Como a gente sabe disso?? Basta usar a regra da mão direita.

M o = F c × l  

F c = F   â

Tá, mas agora a gente precisa descobrir nossas variáveis primeiro e os desenhos de cada um.

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

Resposta

: )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois cabos ligados em C são carregados como mostra a figura. Sabendo que a tração máxima admissível é de 1200 N no cabo AC e 600 N no cabo BC, determine ( a ) a maior intensidade da força P que pode s
Sabendo que as porções AC e BC do cabo ACB devem ser iguais, determine o menor comprimento do cabo que pode ser usado para suportar a carga mostrada se a tração no cabo não puder exceder 870 N.
Um caixote de 2670 N é sustentado por vários sistemas de corda e roldana como mostra a figura. Determine para cada caso a tração na corda. (Ver a dica do Problema 2.65.)
Um peso cuja massa é 160 kg é sustentado pelo sistema de corda roldana mostrado na figura. Sabendo que β = 20 ° , determine a intensidade, a direção e o sentido da força P que deve ser exercida no lad
Para a situação descrita na Fig. P2.47, determine ( a ) o valor de α para que a tensão na corda BC seja a menor possível, ( b ) o valor correspondente dessa tensão.