Determine a componente da projeção da força ao longo da linha O A .

Passo 1

Como queremos a componente da projeção precisaremos da relação entre o vetor força e a linha O A , para isso faremos através dos seus vetores unitários.

Vamos começar encontrando o vetor unitário u O A , usaremos a relação de catetos e hipotenusa já que a informação nos é dada através de um triângulo, assim:

u O A → = 12 13 i + 5 13 j

Já o vetor unitário de F é bem simples por estar no eixo y :

u F → = j

Passo 2

Sabemos que F → = 650 j   N , encontramos seu módulo na direção O A fazendo seu produto escalar com o vetor unitário u O A → , ficando:

F O A = F → ⋅   u O A →

F O A = 650 j ⋅ 12 13 i + 5 13 j

Fazendo o produto termo a termo:

F O A = 250   N

Agora que já temos seu módulo, basta multiplicar pelo vetor unitário u O A → que descobrimos as componentes da projeção da força.

(Sim, parece que você está multiplicando duas vezes, mas na primeira você obtém um escalar e depois um vetor).

Vamos lá:

F O A → = F O A ⋅ u O A →

F O A → = 250   12 13 i + 5 13 j

F O A → = 231 i + 96,2 j   N

Resposta

F O A → = 231 i + 96,2 j   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a intensidade e os ângulos de direção coordenados de F 2 , de modo que a resultante das duas forças atue ao longo do eixo x positivo e tenha uma intensidade de 500 N.
O eixo S exerce três componentes de força sobre a ferramenta D . Encontre a intensidade e os ângulos de direção coordenados da força resultante. A força F 2 atua dentro do octante mostrado.
Se α = 120 ° ,β90 ° ,γ = 60° e F = 400N , determine a intensidade e os ângulos de direção coordenados da força resultante que atua sobre o gancho.
Determine a intensidade e os ângulos de direção coordenados de F 2 , de modo que a resultante das duas forças seja zero.
O poste está submetido à força F , que tem componentes atuando ao longo dos eixo x , y , z , como mostra a figura. Se a intensidade de F é 3 kN, β = 30 ° e γ = 75 ° , determine as intensidades de suas