Determine a coordenada y do centroide da área sombreada.

Passo 1

Sabendo que aa equação para encontrar o centro de massa é dado por:

  y - =   ∑ y - A ∑ A  

Dessa maneira, vamos primeiro encontrar os centros de cada parte.

Passo 2

Mas antes vamos separar cada componente, de tal modo que:

Pronto! Escolhido os componentes vamos montar uma tabela com parte

Passo 3

No primeiro componente, vemos que a área é dada 40mm de comprimento e 80mm de altura, logo o y - fica no meio da altura, portanto y - = 40 m m .

Já no segundo componente, na qual devemos subtrair da peça, vemos que a área corresponde a 20mm de comprimento e 20mm de altura.

Cuidado! Observe que o y - fica no meio da peça, no caso 20mm, mas devemos somar mais 40mm por causa que nossa origem está no início do objeto não no início da peça que iremos retirar.

Passo 4

Agora só basta substituir na equação que teremos nosso ponto:

y - =   ∑ y - A ∑ A = 10400 2800 = 37,1   m m

Resposta

  y - = 37,1   m m  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as coordenadas x e y do centroide da área sombreada.
Determine por inspeção, o quadrante no qual está localizado o centro de massa da área sombreada. Determine, em seguida, as coordenadas do centroide. O centro da placa está localizado em M.
Como explicar a relação entre as unidades de força no sistema Internacional e no Sistema Técnico? Idem quanto às unidades de massa nesses sistemas
Qual é a diferença entre a notação científica e a notação de engenharia, ao escrever valores numéricos? Qual é a vantagem de cada uma dessas notações?
Qual é a diferença entre grandeza escalar e grandeza vetorial? Quais são as diferenças entre vetor livre, vetor deslizante e vetor fixo? Como exemplificar?