Determine o esforço cortante e o momento fletor como uma função de x , e depois construa os diagramas de esforço cortante e de momento fletor.

Passo 1

Vamos desenhar o diagrama de corpo livre da viga, beleza?

Antes de determinarmos o esforço cortante e o momento fletor, vamos encontrar as forças de reação a partir do diagrama de corpo livre acima. Para um sistema em equilíbrio, o somatório dos momentos e forças deve ser igual a zero. Assim,

∑ M A = 0

12 - 6 Y B = 0

Y B = 2,0   k N

∑ F x = 0

X A = 0

∑ F y = 0

Y A - Y B = 0

Y A = Y B = 2,0   k N

Passo 2

Vamos olhar para a porção que compreende o intervalor 0 ≤ x ≤ 6 . Vamos aplicar as equações de equilíbrio no diagrama de corpo livre para determinarmos a força cortante V e o momento fletor M .

∑ F y = 0

V + Y A = 0

V = - Y A

V 0 - 3 = - 2,0   k N

∑ M = 0

Y A x + M = 0  

2 x + M = 0

M 0 - 3 = - 2 x

Passo 3

Vamos agora plotar os diagramas de esforço cortante e momento fletor. A função de esforço cortante é constante ao longo da viga, com valor máximo de:

V m a x = - 2,0   k N

A função do momento fletor atinge seu valor máximo no ponto B também:

M m a x = - 12,0   k N

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

126- Determine o cortante V e o momento M em uma seção 2m a direita da extremidade A da viga.
129- Desenhe os diagramas de cortante e de momento para a viga carregada e determine o módulo máximo M do momento fletor.
127- Desenhe os diagramas de cortante e de momento para a viga em balanço linearmente carregada, repetida aqui do Prob. 5/97. Determine o módulo máximo do momento fletor M .
124- Construa o diagrama do momento fletor para o eixo em balanço A B , da unidade rígida mostrada.
130- Desenhe os diagramas de cortante e de momento para a viga em balanço carregada, para a qual o momento M 1 é ajustado de modo a produzir um momento nulo na extremidade engastada da viga. Determine