Determine a força de cisalhamento máxima V que a escora pode suportar se a tensão de cisalhamento admissível para o material for
Passo 1
Dados da questão:
A questão pede: A força de cisalhamento aplicada.
Esta é uma questão bem direta. Sabemos que quanto mais próximo do centroide, maior será a tensão de cisalhamento. Ao mesmo tempo, sabemos que quanto menor a espessura , maior será a tensão de cisalhamento.
Como o centroide da figura é a região de menor espessura, isso facilita o nosso trabalho! Vamos simplesmente utilizar a Equação 7.3 no centroide e isolar o . Para aplicar essa equação vamos precisar calcular o Momento de Inércia e o Momento Estático . Não será preciso calcular o centroide, pois como a figura é perfeitamente simétrica o centroide fica no centro.
Passo 2
Observe a figura abaixo. Podemos facilmente calcular o momento de inércia da figura, subtraindo o momento de inércia da figura laranja pelas duas figuras verdes.
Passo 3
Como queremos a tensão sobre o centroide, basta calcular o momento estático de metade da figura! Observe a figura abaixo, pra calcular o momento estático que nos interessa, basta somar o momento estático da parte azul com o da parte amarela.
Passo 4
Agora basta aplicar a Equação 7.3
Isolar o esforço cortante:
Note que pra nossa região de interesse . Substituíndo os outros valores:
Convertendo as unidades: