Determine a força trativa T no parafuso tensor do sistema polia-cabio em termos da massa m do corpo que ele sustenta. Despreze a massa das polias e do cabo.

Passo 1

A chave dessa questão é lembrar que polias fixas simplesmente transmitem (redirecionam) a força de tensão sobre a corda.

Já as polias móveis possuem o que chamamos de “vantagem mecânica”, e isso altera o módulo da força transmitida, de forma que o resultado é o seguinte:

Passo 2

Agora vamos escrever uma equação de equilíbrio que permita calcular o módulo T :

∑ F y = 0

T + T + T + T 4 + T 4 = m g

3 + 2 4 T = m g

7 2 T = m g

T = 2 7 m g

Resposta

A força é T = 2 7 m g .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para a situação descrita na Fig. P2.47, determine ( a ) o valor de α para que a tensão na corda BC seja a menor possível, ( b ) o valor correspondente dessa tensão.
Dois cabos ligados em C são carregados como mostra a figura. Sabendo que a tração máxima admissível em cada cabo é de 800 N, determine ( a ) a maior intensidade da força P que pode ser aplicada em C,
Um peso cuja massa é 160 kg é sustentado pelo sistema de corda roldana mostrado na figura. Sabendo que α = 20 ° , determine ( a ) o ângulo β , ( b ) a intensidade que a força P é exercida no lado livr
O cursor A é ligado a uma carga de 220 N e pode deslizar sem atrito sobre a barra horizontal. Determine a intensidade da força P para que haja equilíbrio do cursor quando ax = 0,1m ,bx = 0,4m .
Uma carga Q de 1800 N é aplicada à roldana C, que pode rolar no cabo ACB. A roldana é segura na posição mostrada por um segundo cabo CAD, que passa pela roldana A e sustenta uma carga P . Determine (