Determine as forças nos elementos e da treliça carregada.
Passo 1
Primeiro devemos calcular as forças externas aplicadas na treliça em e . Esses apoios devem anular as forças aplicadas, em , e , então, pela simetria, os dois aplicam uma mesma força pa cima:
Não há forças aplicadas na horizontal por conta do formato do apoio em .
Passo 2
Agora devemos resolver as equações de equilíbrio em e para cada nó, mas antes precisamos do valor dos ângulos que usaremos nos cálculos. Os ângulos são iguais a . Agora, o ângulo :
Passo 3
Nas equações de equilíbrio dos nós, as forças positivas indicam tração e as negativas compressão, e sempre trataremos as forças desconhecidas como tração.
Nó A:
Por simetria, também obtemos:
Passo 4
Nó D:
Por simetria, temos .
Passo 5
Nó (C):
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Se cada membro da treliça espacial pode sustentar uma força máxima de 600N sob compressão e 800N sob tração, determine a maior força F que a treliça pode sustentar.
Determine a força nos membros E F , D F , C F e C D da treliça espacial e indique se os membros estão sob tração ou compressão.
Determine as componentes horizontal e vertical da reação no pino C .
Determine a força em cada membro da treliça e indique se os membros estão sob tração ou compressão.
A treliça usada para sustentar um balcão está sujeita às cargas mostradas. Considere cada nó como um pino e determine a força em cada membro. Indique se os membros estão sob tração ou compressão. Faça