Duas cargas verticais são aplicadas ao pino da montagem indicada. Sabendo-se que o diâmentro do pino usado em cada ligação é de , determine o valor máximo da tensão normalmédia na (a) haste AB; (b) haste BC.
Passo 1
Neste exercício o principal é a análise de forças e tensões no pino , que está submetido a 4 forças: as duas forças de mencionadas no exercício, a força da haste e a força da haste .
Então a melhor forma de resolver este problema é fazer o diagrama de corpo livre do pino para achar as forças das hastes e com as áreas das hastes achar a máxima tensão normal.
Passo 2
Vamos fazero diagrama de corpo livre do pino e observe que estamos utilizando uma vista letral do conjunto:
Aqui vai um lembrete: Segundo essa configuração a haste estaria sob tensão (porque ela está puxando o pino ) enquanto a haste sob compressão (porque está empurrando o pino ). Mas existe a possibilidade de termos escolhido os sentidos errados, se isso acontecer vamos achar o resultado negativo e vamos saber que o que era tração vira compressão e vice-versa.
Voltando ao cálculo, agora basta fazer o somatório das forças em e em e igualar a zero (porque é um problema estático):
Substituindo para achar
Passo 3
Agora é só aplicar na equação da tensão normal, considerando a menor área das haste, ou seja, calculando a área da seção transversal menos a área do furo do pino:
Passo 4
Aplicar a equação para a haste
Lembrando que para o resultado estar em devemos utilizar a força em e a área em
Esta é uma tensão de tração
Passo 5
Aplicar a equação para a haste
Esta é uma tensão de compressão.
Resposta
a) Tração
b) Compressão