Duas esferas idênticas A e B, cada uma com massa m, estão conectadas por uma corda inextensível e não elástica de comprimento L, e em repouso a uma distância a uma da outra sobre uma superfície horizontal sem atrito. A esfera B recebe uma velocidade em uma direção perpendicular à linha AB e se move sem atrito até atingir a posição B, quando a corda fica tensionada. Determine (a) a intensidade da velocidade de cada esfera imediatamente depois que a corda fica tensionada, (b) a energia perdida quando a corda fica tensionada.
Passo 1
Esta é uma questão que a gente usar a conservação da quantidade de movimento. A corda, no momento inicial, não está esticada quando B começa seu movimento. Em um segundo momento, a corda fica tensionada e não há atrito entre esse conjunto e a superfície onde o movimento acontece. Observando o diagrama de corpo livre:
Como as esferas tem a mesma massa, assim . Como elas estão conectadas por uma corda, a quantidade de movimento total é conservada. Assim temos:
Passo 2
Como a corda é inextensível, temos que . Logo, para a direção y temos:
Para x temos:
Assim, a intensidade da velocidade da esfera B é:
Passo 3
Agora vamos calcular a energia perdida quando a corda fica tensionada. Para o momento inicial, a energia cinética do conjunto é:
Quando a corda fica tensionada, temos que a energia cinética das esferas são:
Assim, a energia perdida é:
Resposta
- ,