O elemento C B de torno de bancada (morsa) exerce no bloco B uma força P dirigida ao longo da linha C B . Sabendo que P tem uma componente horizontal de de 1200   N , determine (a) a intensidade da força P , (b) sua componente vertical.

Passo 1

Bom galera, a gente vai encontrar as componentes horizontais e verticais de cada uma das forças que é dada por:

F x = F ⋅ cos ⁡ θ = F ⋅ b b 2 + a 2

F y = F ⋅ sin ⁡ θ = F ⋅ a b 2 + a 2

Passo 2

Show de bola, a gente também sabe que a componente horizontal vale 1 200   N e fica na direção do eixo x , então usando a trigonometria para essa componente temos:

P x = P ⋅ cos ⁡ ( 90 ° - 55 ° )

120 0 = P ⋅ cos ⁡ ( 35 ° )

P = 1 20 0 cos ⁡ 3 5 ° = 1464,9   N

Passo 3

Por último, a gente calcula a componente vertical que fica no eixo y :

P y = P ⋅ sin ⁡ ( 90 ° - 55 ° )

P y = 1464,9 ⋅ sin ⁡ ( 35 ° )

P y = 840,2   N

Resposta

  P = 1464,9   N

P y = 84 0 , 2   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Reduza o sistema de carregamento dado a um sistema força-binário no ponto A . Em seguida, determine a distância x à direita do ponto A na qual atua a resultante das três forças.
Três binários são formados por três pares de forças iguais e opostas. Determine a resultante M dos três binários.
Uma força F atua ao longo da linha A B dentro da casca cilíndrica circular, à direita, como mostrado. As grandezas r ,h ,θ e F são conhecidas. Usando as coordenadas x ,yez mostradas, expresse F como u
A ação combinada das três forças sobre a base em O pode ser obtida estabelecendo sua resultante passando por O . Determine os módulos de R e do momento M associado.
Quando o mastro O A está na posição mostrada, a força trativa no cabo A B vale 3k N . ( a ) Usando as coordenadas mostradas, escreva, na forma vetorial, a força trativa exercida na pequena arruela no