Os elementos de um sistema de controle da orientação angular com volantes de reação para uma nave espacial são apresentado na figura. Oponto G é o centro de massa para o sistema da nave espacial e dos volantes, e x,y,z são os eixos princiapais para o sistema. Cada volante possui umaa massa m e um momento de inercia l em relação a seu próprio a seu próprio eixo e gira com uma velocidade angular relativa p no sentido indicado.O centro de cada volante, quepode ser considerado como um disco fino, está a uma distância b a partir de G. Se a nave espacial possui componenetes de velocidade angular determine a quantidade de movimento angular dos três volantes como uma unidade.
Passo 1
Informação importantes para a resolução do problema.
Momento de inercia de um disco fino
Se G é o centro de massa e os disco tem mesma massa então G está equidistante dos discos (a uma distância b de todos os discos)
Como o eixo x-y-z é o eixo principal o momento de inercia ficara igual a equação
7/13.
Passo 2
Agora nós teremos que decompor todos os movimentos de todos os disco, começaremos com os giros devido a e utilizando o princípio da superposição podemos somar todas as componentes devido a todos os discos e ela resultará na componente x do momento angular.
Disco 1
Disco 2
Disco 3
Portanto a componente x do momento angular será
Para a componente y do problema nós teremos nós usaremos o artificio da simetria do problema, devido a o sistema ser simétrico em relação à os giros e também a o disco (discos iguais), devido a tudo isso os momentos angulares tem que ser iguais em modulo.
“para demonstrar o que eu disse pense em girar o volante de um carro, faz diferença na força o lado que você gira?”
e
Enfim
Resposta