Uma estaca é puxada do solo por meio de duas cordas como mostra a figura. Sabendo que a intensidade, direção e sentido da força exercida em uma das cordas, determine a intensidade, a direção e o sentido que a força P deveria exercer com a outra corda se a resultante dessas duas forças é uma força vertical de 178 N.

Passo 1

Vamos começar o exercício desenhando o triângulo de forças para o sistema resultante:

Vamos aplicar a lei dos cossenos para descobrir o módulo da força P :

P 2 = 130 2 + 178 2 - 2 130 178 cos ⁡ 25 ° → P = 81,5   N

Passo 2

Agora vamos aplicar a lei dos senos para o triângulo de forças do passo 1 para descobir o ângulo que a força P faz com a resultante:

81,5 s e n 25 ° = 130 s e n α → α = 42,4 °

Resposta

P = 81,5   N

α = 42,4 °

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as resultantes e os cossenos diretores das resultantes dos sistemas de forças representados na figura abaixo.i)
Determine as resultantes e os cossenos diretores das resultantes dos sistemas de forças representados na figura abaixo.
Por que o resultado da soma das intensidades das forças de um sistema não costuma ser a intensidade da correspondente resultante? Em que circunstância aquele resultado é coincidente com essa intensida
O que é um sistema de forças coplanares? Como determinar a resultante desse sistema deforma analítica e em procedimento gráfico?
Em que circunstâncias um sistema de forças aplicado a um corpo tem a tendência de provocar apenas translação? E, em provocar apenas rotação?