Uma força vertical P no pedal do dispositivo é necessária para produzir uma força trativa T de 400   N na barra de controle vertical. Determine as reações correspondentes nos mancais em A e B .

Passo 1

Nosso objetivo é encontrar as forças em A e B , que pela terceira lei de Newton aponta na direção do eixo z na figura, então vamos chamá-las de A z e B z .

Além dessas forças nós temos P e T , que estão representados na figura.

Vamos então procurar algumas equações de equilíbrio que nos ajudem a encontrar essas forças. Começamos com o momento em relação ao eixo x , porque nesse caso excluímos as forças A z e B z , já que elas cruzam o eixo.

∑ M x = 0

Pelo desenho conseguimos ver que P está a 200   m m do eixo x , e T está a uma distância dada por 120 cos ⁡ 30 ° . Além disso, as duas forças favorecem a rotação em sentidos diferentes:

∑ M x = P 200 - 400 120 cos ⁡ 30 ° = 0

P = 400 120 cos ⁡ 30 ° ( 200 ) ≅ 208   N

Passo 2

Agora ficamos com duas variáveis desconhecidas ( A z e B z ), e duas conhecidas ( P e T ). Vamos escolher um novo eixo de forma que uma das variáveis desconhecidas suma da equação.

A melhor forma de fazer isso é colocar a origem do nosso sistema de coordenadas sobre o ponto A , e então calcular o momento em relação ao novo eixo y .

Nesse caso a força A z tem momento nulo, a força P está a 100   m m do eixo, a força T está a 100 + 60 = 160   m m e a B z está a 200   m m . Depois é só ajustar o sinais:

∑ M A y = P 100 + T 160 - B z 200 = 0

B z = 208 100 + ( 400 ) ( 160 ) ( 200 ) = 424   N

Passo 3

Agora ficamos apenas com uma variável desconhecida, e por isso podemos usar uma equação mais simples para encontrá-la:

∑ F z = 0

Vamos somar todas as forças na direção do eixo z :

∑ F z = A z + B z - P - T

A z + 424 - 208 - 400 = 0

A z = 184   N

E como A e B só tem componentes na direção z , esses já são os módulos das forças nos mancais.

Resposta

As forças são A = 184   N e B = 424   N .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma roda com massa m e raio r , com centro de massa G no seu centro geométrico, está apoiada em uma pequena depressão com largura b . Determine o momento mínimo M aplicado à roda na posição mostrada,
A estrutura é usada para armazenar e desenrolar cabos. A massa combinada da estrutura e do cabo é 150k g com centro de massa em G . Determine as forças normais nos quatro pés ( A , B , C e D ) se (a)
O mastro de 400k g , com centro de massa em G , é mantido na posição mostrada por uma rótula em O e por dois cabos A B e A C . Determine as forças trativas nos dois cabos e as componentes x , y e z da
O tambor e o eixo estão soldados e têm uma massa de 50k g e centro de massa em G . O eixo está submetido a um torque de 120N m e o tambor é impedido de girar pela corda firmemente enrolada em torno de
A barra com formato em L é sustentada por uma rótula em O [caso (a)] e por dois cabos como mostrado. Explique porque essa configuração não está restrita corretamente. (b) A rótula é, agora, substituíd