A haste do parafuso está sujeita a uma tensão de 400 N. Determine as cargas internas resultantes que agem na seção transversal no ponto C.

Passo 1

Fala aí galerinha. Bora pra mais uma questão. A gente precisa dos esforços internos em C . A ideia para achar esforços internos em uma seção é que a gente pode cortar nossa haste nessa seção e escolher um dos pedaços.

Ele diz que o parafuso sofre uma tensão de 400   N . Então, se a gente cortar ele, essa tensão aparece. Esse é a carga interna em todo o parafuso. E o interessante é que se a gente cortar a haste, quem aparece? Os esforços internos nela!

Então, se a gente cortar os dois ao mesmo tempo, e escolher o lado da esquerda, por exemplo, podemos achar os esforços internos em C . Olha como fica num DCL:

Repara que colocamos as componentes dos esforços internos na seção C. Aí achamos seus valores pelas equações de equilíbrio, ok?

Bora!

Passo 2

Aí a gente aplica aqui as equações de equilíbrio para essa situaçãozinha:

∑ F x = 0 N = 400

∑ F y = 0 V = 0

∑ M C = 0 M = 400 × 0,15 M = 60   N . m

Obs: alguns sinais ficaram diferentes do gabarito pela escolha de sentido das componentes no DCL. As duas respostas são válidas visto que nesse capítulo o autor não apresentou ainda a convenção de sinais para essas cargas, ok?

Resposta

N = 400

V = 0

M = 60   N . m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados