Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Dinâmica: Mecânica para Engenharia - 12ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 12º - Capítulo 12.Problemas - Ex. 96
O jogador de beisebol A rebate a bola com e . Quando a bola está diretamente acima do jogador B, ele começa a correr embaixo dela. Determine a velocidade escalar constante e a distância d na qual B tem de correr a fim de segurar a bola na mesma altura a qual ela foi rebatida.
Passo 1
Temos um problema de movimento oblíquo, o movimento de um projétil. A bola rebatida por A se desloca em todo um plano . Para descobrirmos a sua velocidade em cada um dos eixos precisamos fazer a decomposição da sua velocidade. Sendo assim,
A diferença entre ambas as componentes é que, na direção do eixo , a velocidade é constante. Já na direção do eixo , temos a ação da gravidade! Muito cuidado para não esquecer dela!
Portanto, para resolvermos esta questão, precisamos descobrir o tempo necessário para a bola voltar a sua coordenada original (zero), e com este valor descobriremos o caminho percorrido pela bola no eixo . Consequentemente, obteremos o valor da distância d que o jogador B precisa percorrer. Em relação a velocidade, discutiremos posteriormente. Vamos as contas então!
Passo 2
Vamos começar determinando o tempo da trajetória da bola! Suponha que a bola começa a uma altura . Como ela retorna a mesma altura, então, a sua posição final será . Sabendo que a trajetória em está sujeita a ação da gravidade, a partir das equações da cinemática, teremos:
Como , temos:
Resolvendo esta equação do segundo grau, obtemos ou . Como o tempo implica que não houve passagem do tempo, a nossa resposta será !
Passo 3
Agora que descobrimos o tempo que a bola necessita para subir e retornar à sua altura, vamos calcular a distância percorrida no eixo . Como neste eixo ela possui velocidade constante, temos:
Portanto, o valor da distância d que o jogador B precisa percorrer é:
Passo 4
Em relação a velocidade do jogador B, o seu valor é exatamente igual a componente . Como ele começa a correr com velocidade constante apenas a partir do momento em que a bola está acima dele, ele precisa percorrer a mesma distância no mesmo tempo que a bola. Portanto, ambos possuem a mesma velocidade.