Enunciado

Mostre quer o equilíbrio é neutro no problema 10.1.

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais um problema de estática.

Sabemos que para encontrar a posição de equilíbrio, devemos encontrar a expressão da energia potencial e igualar sua derivada a 0. Logo, sabemos que:

V = 100 h - P h

Portanto:

V = 100 h - P h

Vamos agora derivar a expressão:

V ' = 100 - P

Portanto, a expressão que satisfaz o equilíbrio será o valor que zera a primeira derivada:

100 - P = 0

P = 100

Para que o equilíbrio seja neutro, a segunda derivada precisa ser nula. De fato, se derivarmos a força, que é uma constante, teremos a segunda derivada igual a 0 e o equilíbrio é neutro.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se uma carga l de 10 kg é colocada na panela, determine a posição x do bloco H de 0,75 kg para haver equilíbrio. A balança está em equilíbrio quando não há peso nem carga na balança.
Se o mecanismo está em equilíbrio quando θ = 30 º º, determine a massa da barra BBC. A mola tem uma rigidez k = 2 kN/m e está livre quando θ = 0 º º. Despreze a massa das ligações
O cilindro é feito de dois materiais de modo que tem uma massa m e um centro de gravidade no ponto G. Mostrre que, quando G se encontra acima do centroide C do cilindro, o equilíbrio é instável.
Determine os ângulos θ para haver equilíbrio do cilindro de 50 kg e investigue a estabilidade em cada posição. A mola está livre quando θ = 60 º º
A xícara tem um fundo hemisférico e uma massa m. Determine a posição h do centro de massa G de modo que a xícara esteja em equilíbrio indiferente.