A mulher A de 60   k g , o capitão B de 90   k g , e o marinheiro C de 80   k g estão sentados no barco de 150   k g , que está deslizando através da água com uma velocidade de 1 nó. Se as três pessoas mudam suas posições conforme mostrado na segunda figura, encontre a distância x do barco para a posição onde o barco estaria caso as pessoas não tivessem se movido. Despreze qualquer resistência ao movimento proporcionada pela água. Será que a sequência ou o momento da mudança nas posições afetam o resultado final?

Passo 1

Como não há forças externas, a quantidade de movimento do sistema é conservada, de forma que as velocidades inicial e final do barco são v 1 = v 2 = 1 nó.

Porém, durante o momento de troca de lugar, as pessoas tinham alguma velocidade, de forma que a velocidade do barco sofreu alguma turbulência, resultando nessa diferença x de deslocamento em relação ao referencial do barco se não houvesse troca de lugar, que se moveria com velocidade constante de 1 nó.

Então, usaremos esse referencial que se move com velocidade constante para calcular a posição do centro de massa do sistema antes e depois das trocas de lugar. Como não há forças externas, essa posição do centro de massa deve ser constante, de forma que:

∑ m i x i 1 = ∑ m i x i 2

Passo 2

Então, vamos aos cálculos:

∑ m i x i 1 = 60 0,6 + 90 2,4 + 80 4,8 + 150 4,8 2

∑ m i x i 1 = 996

∑ m i x i 2 = 60 4,2 + x + 90 1,2 + x + 80 3 + x + 150 4,8 2 + x

∑ m i x i 2 = 960 + 380 x

Portanto:

∑ m i x i 1 = ∑ m i x i 2

996 = 960 + 380 x

x = 0,0947   m

Como se vê, não precisamos de nenhuma informação sobre a sequência ou o momento da mudança nas posições para chegar a esse resultado, de modo que concluímos que essas coisas não afetam o resultado final. Beleza?

Resposta

x = 0,0947   m

Não

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A aceleração de um pacote deslizando no ponto A é 3 m/s2. Considerando que o coeficiente de atrito cinético é o mesmo em cada seção, determine a aceleração do pacote no ponto B.
Se a distância de frenagem de um automóvel a 96 km/h é de 45 m em um piso nivelado, determine a distância de frenagem desse automóvel a 96 km/h quando ele está (a) subindo um plano inclinado de 5° e (
Determine a velocidade escalar teórica máxima que um automóvel partindo do repouso pode atingir após ter percorrido 400 m. Assuma que o coeficiente de atrito estático é de 0,80 entre os pneus e o pavi
Os dois blocos mostrados na figura estão originalmente em repouso. Desprezando as massas das roldanas e o efeito do atrito nessas roldanas e considerando que os coeficientes de atrito entre ambos o bl
O bloco A tem a massa de 40 kg e o bloco B tem a massa de 8 kg. Os coeficientes de atrito entre todas as superfícies de contato são μ s = 0,20 e μ k = 0,15. Se P = 0, determine (a) a aceleração do blo