A placa de aço quadrada uniforme tem uma massa de 6   k g e está em repouso sobre uma superfície horizontal lisa no plano x - y . Se uma força horizontal P = 120   N é aplicada na direção e sentido mostrado, determine o módulo da aceleração inicial do vértice A .

Passo 1

Vamos começar calculando a aceleração do centro de massa da placa. Isso pode ser feito usando apenas a segunda lei de Newton:

∑ F = m a -

120 = 6 a -

a - = 20   m / s 2

Mas além de ter seu centro de massa acelerado (ou seja, além de transladar), a placa também deve ter certa rotação. Vamos procurar a aceleração angular desse movimento de rotação em relação ao centro de massa:

∑ M c m = I c m α

O momento de inércia da placa quadrada em relação ao centro de massa é:

I c m = 1 6 m l 2

E o momento da força P em relação ao centro de massa é:

∑ M c m = P l 2

Onde l / 2 é metade do comprimento da diagonal do quadrado, já que a força P é perpendicular a essa diagonal. Então:

P l 2 = 1 6 m l 2 α

α = 6 P 2 m l = 6 120 2 ( 6 ) ( 0,2 ) = 424   r a d / s 2

Passo 2

Agora pense o seguinte: quando a placa translada na direção da força P (movimento do centro de massa), a acelaração associada a essa translação é a mesma para todos os pontos.

Então o ponto A tem uma aceleração a t r a n s na direção da força P .

Mas além disso, quando a placa gira em torno do seu centro de massa com aceleração angular α , o ponto A terá uma outra aceleração associada a esse movimento:

a r o t = α r A

Onde r A é a posição do ponto A em relação ao centro de massa:

r A = l 2 = 0,2 2

a r o t = 424 0,2 2 = 60   m / s 2

E essa aceleração é perpendicular à aceleração do centro de massa.

Passo 3

Agora podemos calcular a aceleração total agindo sobre o ponto A :

a → = a → r o t + a → t r a n s

E o módulo dessa soma de vetores pode ser encontrado usando o teorema de pitágoras:

a = a r o t + a t r a n s

a = 60 2 + 20 2 = 63,2   m / s 2

Resposta

A aceleração inicial do vértice é a = 63,2   m / s 2 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A aceleração angular de um disco oscilante é definida pela relação a = - k θ . Determine (a) o valor de k para o qual w = 8r a d / s , quando θ = 0 , e θ = 4r a d , quando w = 0 , (b) a velocidade ang
No Problema 15.12, determine a velocidade e a aceleração do canto B , admitindo que a velocidade angular seja de 9r a d / s , crescendo a uma taxa de 45r a d / s 2 .
A Terra realiza uma revolução completa em torno de seu eixo em 23 h 56m i n . Sabendo que o raio médio da Terra é de 6.370k m , determine a velocidade linear e a aceleração de um ponto sobre a superfí
O movimento de um disco rotativo em banho de óleo é definido pela relação θ = θ 0 1 - e - t 4 , sendo θ expresso em radianos e t em segundos. Sabendo que θ =0,40r a d , determine a coordenada, a veloc
O conjunto mostrado na figura consiste uma haste reta A B C que passa através de uma placa retangular D E F H e está soldada. O conjunto gira em torno do eixo A C com uma velocidade angular constante