Resolva o problema 14.8 utilizando a equação de conservação de energia.
Passo 1
Fala!
O enunciado nos dá as seguintes informações:
Comprimento não deformado da mola: ;
Comprimento da mola antes de acionar o gatilho:
Destendimento da mola:
Constante elastica da mola: ;
Massa da bala:
Devemos determinar a velocidade da bala ao deixar a arma no ponto . A mola inicialmente está parada, a gente aperta o gatilho, ela distende um pouco. Esse movimento joga a bala para fora da arma.
Mas vamos determinar essa velocidade pela conservação de energia. Só repara que não vamos levar em conta a energia potencial gravitacional pois não temos variação de altura.
Vamos pensar no que está acontecendo. A bala, antes de acionar o gatilho, está paradinha encostada na mola. Então, quando o gatilho não está acionado, nossa bala tem apenas energia potencial elástica, já que ela está parada (não tem energia cinética):
Quando acionamos o gatilho, a mola estica . Isso quer dizer que a deformação dela fica
Como não há atrito, a velocidade que a bala tem desde o instante que ela deixa de encostar na mola vai ser a mesma que ela vai ter ao passar por . Então se a gente descobrir a velocidade nesse instante, a gente descobre .
No instante limite onde a bala está prestes a desencostar da mola, ela vai ter a energia cinética, porque ela já está em movimento e a potencial elástica porque ela ainda está encostada na mola. Então:
Pela conservação de energia:
A ideia é a gente usar essa equação para achar . Bora!
Passo 2
Vamos escrever a energia potencial elástica da bala antes de acionar o gatilho. A fórmulinha da energia potencial elástica é:
Como a mola possui 100mm de comprimento e de acordo com a figura está comprimida até 50mm, então a deformação em D é de 50mm.
Aí nossa energia fica:
Passo 3
Vamos agora escrever a energia cinética da bala em . A fórmulinha da energia cinética é:
Substituindo nossos dados e considerando que nesse ponto :
Mas ainda há energia potencial elástica. Lembra que a gente disse que , então:
Passo 4
Montando a equação da conservação de energia, teremos
Então para achar a velocidade em A, isolamos o :