O suporte está soldado a ponto à extremidade do eixo no ponto O . Para mostrar o efeito da força de 900   N sobre a solda, substitua a força por seu equivalente formado por uma força e um binário M → em O . Expresse M → em notação vetorial.

Passo 1

Vamos trocar a força F → por uma dupla formada por uma força R → e um binário em O .

A nossa força R → vai ser simplesmente uma versão deslocada da força F → , de forma que seja aplicada exatamente sobre o ponto O :

R → = 900   k ^   N

Passo 2

Agora precisamos encontrar um binário que corresponda ao momento gerado pela força F → na posição original.

Incialmente, o momento dessa força era:

M = F d = 900 0,100 = 90   N m

Mas o enunciado pediu para representarmos M → . Como o suporte está soldado, a tendência da força F é produzir uma rotação em torno do eixo x :

Você pode usar a regra da mão direita para definir a direção e sentido do vetor M → . Como já calculamos o módulo, podemos escrever:

M → = - 90   i ^   N m

Resposta

A força deve ser R → = 900   k ^   N e o binário deve ser M → = - 90   i ^   N m .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o sistema força-binário equivalente na origem O para cada um dos três casos de forças sendo aplicadas nas bordas de um disco circular. Substitua esse sistema força-binário por uma única forç
Calcule o módulo da força trativa T → e o ângulo θ de forma que o olhal tenha uma força resultante de 15k N direcionada para baixo.
Determine a resultante R → das quatro forças atuando na placa de união. Ache também o módulo de R → e o ângulo θ x que a resultante faz com o eixo x .
Determine a altura h acima da base B na qual atua a resultante das três forças.
Determine o módulo da força F → aplicada à manopla que fará com que a resultante das três forças passe por O .