Ao velejar com o vento a uma velocidade constante, o veleiro é impulsionado por uma força de 4   k N em sua vela principal e uma força de 1,6   k N em sua vela de estai, como mostrado. A resistência total devida ao atrito pela água é a força R . Determine a resultante das forças laterais perpendiculares ao movimento, impostas ao casco pela água.

Passo 1

A resultante das forças laterais é um binário M , que podemos calcular por meio da equação de equilíbrio de momentos em torno do ponto O , 3   m acima do ponto de aplicação da força de 4   k N (de acordo com a figura).

∑ M O = 0

M + 1,6   k N 1,5   m - 4   k N 3   m = 0

M + 2,4   k N ∙ m - 12   k N ∙ m = 0

M = 9,6   k N ∙ m

Resposta

M = 9,6   k N ∙ m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

5.44. Determine a força P necessária para puxar o cilindro de 50k g pelo degrau liso. Considere θ = 60 ° .
5.55. A viga horizontal é sustentada por molas em suas extremidades. Cada mola tem uma rigidez k = 5 k N m e está originalmente descarregada de modo que a viga está na posição horizontal. Determine o
5.47. O motor possui um peso de 4,25k N . Determine a força que cada corrente exerce sobre os ganchos em A, B e C. Despreze a dimensão dos ganchos e a espessura da viga.
5.42. Determine as reações de apoio do rolete A e o colar liso B na barra. O colar é fixo na barra AB, mas pode deslizar pela barra CD.
63.O carro sustenta o engradado uniforme com massa de 85k g . Determine as reações verticais sobre os roletes em A ,B e C . O rolete em B não é mostrado. Despreze massa do carro.