A viga em balanço tem seção transversal circular. Se ela suportar uma força P em sua extremidade, determine seu raio y em função de x, de modo que seja submetida a uma tensão de flexão máxima constante σmáx em todo o seu comprimento.

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais uma resolução para você ficar craque nessa matéria. Este problema é simples e pequeno, só temos que ter atenção. Primeiramente, precisamos fazer o nosso querido DCL (Diagrama de corpo livre):

Passo 2

Com isso, vamos utilizar as equações do momento:

∑ M = 0 M - P x = 0 M = P x

Passo 3

Por fim, para encontrarmos o raio, vamos utilizar a tensão admissível σ a d m , que é dado por:

σ a d m = M m á x c I σ a d m = P x y π 4 c 4 y = 4 P π σ a d m x 1 / 3

Resposta

y = 4 P π σ a d m x 1 / 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para a viga e carregamento mostrado, considere a seção n-n e determinar (a) o maior tensão de cisalhamento nessa seção, (b) a tensão de cisalhamento ponto a.
A viga de seção composta mostrada foi fabricada conectando dois perfis laminados W150x29,8 por meio de parafusos com 15,88m m ,Sabendo que a tensão de cisalhamento média admissível para os parafusos é
Para a viga e carregamento mostrado, considere a seção n-n e determinar (a) o maior tensão de cisalhamento nessa seção, (b) a tensão de cisalhamento ponto a.
Para uma viga com a seção transversal mostrada, determine a maior cisalhamento vertical permitido se a tensão de cisalhamento não exceder 60 MPa.
Para uma viga de madeira com a seção transversal mostrada, determine a maior força cortante vertical admissivel se a tensão de cisalhamento não deve exceder 150 psi.