Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Beer - Mecânica dos Materiais- Ed: 7º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 57
A viga composta mostrada é formada colando uma haste de latão e outra de alumínio com seções transversais semicirculares. O módulo de elasticidade do latão é de e do alumínio é de . Sabendo que a viga composta é fletida em relação ao eixo horizontal por conjugados de , determine a tensão máxima.
- No latão
- No alumínio
Passo 1
Quando temos mais de um material na nossa barra precisamos converter todos ela para um deles para facilitar o nosso cálculo.
Sabemos que o nosso fator a ser calculado é dado por:
Vamos então fazer o seguinte, vamos manter como intacto o alumínio, e vamos transformar o latão, sendo assim vamos ter o seguinte fator de transformação:
E aqui vamos ter que tomar muito cuidado, porque ambas as seções são iguais em dimensões, porém, são completamente diferentes em material, isso significa que a nossa LN não passa na interseção das seções, e para sabermos onde ela passa, vamos usar o nosso fator de transformação ali de cima. Sendo assim, a nossa LN vai ser calculada pela seguinte equação modificada com o fator de transformação:
E pra nossa seção temos que:
Assim temos que:
Ou seja, a nossa LN está posicionada da seguinte maneira.
Passo 2
Para o nosso momento de inércia, a nossa equação será dada por:
Temos que:
Porém tem uma coisa muito importante com relação a esse exercício, o momento fletor foi aplicado na interface entre seções, e não na LN, o que isso significa? Isso significa que temos que obter o momento de inércia relativo ao ponto que ocorre a interface das seções, porém, sabendo que os centroides de ambas as seções circulares estão deslocados, ou seja, seria uma espécie de momento de inércia médio, assim a nossa fórmula é:
Em que:
Substituindo teremos que:
E os valores de usaremos os da imagem abaixo para nos ajudar:
Passo 3
Queremos as tensões tanto no alumínio quanto no aço, e para isso teremos que prestar atenção nos pontos que iremos determinar os valores de y tanto para o alumínio quanto no latão, e para isso, temos que ter as distancias relativas a LN.
- positivo e negativo
Calculando primeiro o alumino:
Substituindo, teremos que:
Calculando no latão:
Substituindo, teremos que: