A viga está sujeita ao carregamento mostrado na figura, onde . Determine a tensão de cisalhamento média desenvolvida nos pregos no interior da região AB da viga. Os pregos estão localizados em cada lado da viga e espaçados de
Passo 1
Dados da questão:
A questão pede a tesão cisalhante sobre o prego:
Estratégia de resolução: Vamos começar calculando as reações de apoio no ponto A. Observe que o ponto A será o ponto de maior esforço cortante interno.
Depois poderemos definir o momento de inércia da seção transversal. Não é preciso calcular o centroide, pois a seção transversal é perfeitamente simétrica, e por isso seu centroide é no seu centro.
Após isso podemos usar a equação de fluxo de cisalhamento para definir a forçar que atua em um prego. E com essa força podemos calcular o cisalhamento que atua em um prego.
Passo 2
Calculando as reações de apoio:
Como o ponto A é o ponto de maior esforço interno, então:
Passo 3
Agora podemos calcular o momento de inércia. Podemos simplesmente calcular o momento de inércia de um retângulo sólido e subtrair o momento de inércia correspondente ao retângulo vazio
Passo 4
Mas antes de podermos aplicar a equação de fluxo de cisalhamento, precisamos calcular o momento estático na região dos pregos. A região escolhida esta destacada:
Passo 5
Perceba que a seção que selecionamos está em contato com duas chapas laterais, e gerando um cisalhamento sobre dois pregos. A relação entre o prego e fluxo de cisalhamento é:
O número dois aparece na equação acima, há dois pregos sobre o mesmo fluxo de cisalhamento.
Por outro lado, a fórmula para o fluxo de cisalhamento é
Igualando as duas equações:
Isolando
Substituindo os valores:
Passo 6
Por fim, basta calcular a tensão cisalhante sobre o prego.
A área de seção transversal do prego é:
Então a tensão de cisalhamento no prego é: