Para a viga uniforme em balanço, com o carregamento mostrado, determinar: ( a ) a declividade da extremidade livre; ( b ) a deflexão da extremidade livre.

Passo 1

E aí, gurizada do Respodeaí, beleza? Bora pra mais um exercício de Resmat para tirar aquele notão na prova.

Neste problema temos uma viga com uma das extremidades livre e outra engastada. Para encontrarmos a declividade no ponto B , vamos utilizar o apêndice D do nosso livro, a tabela de deformações de vigas, e nela encontrarmos a equação de rotação adequada para este caso, que corresponde ao caso 2 da tabela. Logo:

θ B = - w L 3 6 E I

E essa é a nossa a declividade na extremidade livre. Bora pra deflexão!

Passo 2

O próximo passo é a deflexão na extremidade livre, para a encontrarmos, temos que utilizar a tabelinha do apêndice D de novo, só que dessa vez vamos procurar a equação da linha elástica. Ela é dada por:

y = - w 24 E I ( x 4 - 4 L x 3 + 6 L ² x ² )

Subsituindo: y A = - w 24 E I ( 0 4 - 4 L 0 3 + 6 L ² 9 ( 0 ) ² ) y A = 0

Isso é tudo, pessoal.

Resposta

θ A = - w L 3 6 E I

y A = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A barra é suportada pelo rolete em C, que permite deslocamento vertical, mas resiste a carga axial e momento. Se ela for submetida à carga mostrada na figura, determine a inclinação e o deslocamento e
Determine o deslocamento em D e a inclinação em C. Os mancais em A e B exercem somente reações verticais sobre o eixo. EI é constante.
Determine a inclinação do eixo em A e o deslocamento em D. Os mancais em A e B exercem somente reações verticais sobre o eixo. EI é constante.
Determine a inclinação em B e o deslocamento em C. Os mancais em A e B exercem somente reações verticais sobre o eixo. EI é constante.
É possível que as vigas de plástico reforçado substituam as vigas de aço, pois seu peso é 1 4 destas. Utilizando a tabela do apêndice B, com σ a d m = 160 M P a e τ a d m = 84 M P a , selecione a viga