Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia: Estática Volume 1 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 6.9 - Ex. 109
A viga em I uniforme tem uma massa de 74 kg por metro de comprimento e é suportada por uma corda que passa sobre o eixo fixo de 300 mm. Se o coeficiente de atrito entre a corda e o eixo vale 0,5, calcule o menor valor da força que fará com que a viga saia da sua posição horizontal.
Passo 1
No limiar do tombamento da viga, ela ainda estará em equilíbrio, assim como a corda, e o coeficiente de atrito entre a corda e o eixo é . A corda terá trações diferentes e em suas extremidades, e a fórmula que relaciona os dois valores para o equilíbrio da corda enrolada no eixo é a seguinte:
Sendo e as trações maior e menor nas extremidades da corda e o ângulo total de enrolamento no eixo, no caso igual a , o ângulo de meia volta. Tendo a relação entre e , iremos fazer a equação do equilíbrio da viga, assim determinando .
Passo 2
Usando a fórmula, vamos encontrar a relação entre e . Temos:
Passando para a forma exponencial:
Passo 3
Agora vamos representar a viga em diagrama de corpo livre. Para que a viga não tombe, a tração da corda maior tem que estar na parte da esquerda, para compensar a força para baixo. A viga possui uma densidade linear de 74 kg por metro, então calculamos o peso aplicado no meio da viga:
Nosso diagrama de corpo livre então fica assim:
Passo 4
Com as equações de equilíbrio da viga, encontraremos . Primeiro, fazemos o momento em torno do centro:
Substituímos por , como foi determinado no Passo 2:
Então determinamos em função de :
Agora fazemos a soma das forças ser zero:
Substituímos por :
Agora substituímos por :