Deseja-se fazer a separação dos componentes da pólvora negra, que é constituída de nitrato de sódio, carvão e enxofre. Sabe-se que o nitrato de sódio é solúvel em água, o enxofre é solúvel em dissulfeto de carbono, enquanto o carvão é insolúvel nesses solventes. Proponha um procedimento para realizar essa separação.
Passo 1
Fala aí! Belezinha?
Bom essa questão está pedindo pra gente separar 3 sólidos e a informação que ele no deu como base são as diferenças de solubilidade!
Bom, vamos começar pelo nitrato de sódio? Vamos lá! Se ele é solúvel em água, podemos adicionar água que ele vai se dissolver e assim sobrará os outros dois componentes na fase sólida, show! De forma simples, esse seria o esquema:
Onde as bolinhas amarelas são o enxofre e as bolinhas pretas o carvão!
Assim a gente pode filtrar essa solução e teremos o nitrato de sódio separado dos demais... Mais ou menos assim:
Opa! Mas ele está solúvel em água, né? Aí a gente pode aumentar a temperatura, até o ponto de ebulição da água, fazendo a água evaporar
E quando a água evaporar completamente, teremos o nitrato de sódio puro!
Passo 2
Agora precisamos separar o carvão e o enxofre... lembra que a gente fez uma filtração? Eles estão lá retidos no nosso filtro! Podemos usar a mesma técnica para separar esses dois cras aqui!
O enunciado falou que o enxofre é solúvel em disulfeto de carbono, certo? Então vamos adicionar o dissulfeto e assim o enxofre va se solubilizar e teremos então o carvão no forma sólida... Como eles estão no filtro, o carvão vai permanecer lá enquanto que a solução de enxofre com o dissulfeto de carbono vai passar!
E usando a mesma técnica de vaporização, podemos aumentar a temperatura até o dissulfeto de carbono evaporar, ficando assim com o enxofre separado dele!
Prontinho! Separamos esses três carinhas usando a informação de solubilidade, e basicamente usamos duas técnicas, filtração e evaporação, beleza?
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)