Para separar convenientemente uma mistura de areia, sal de cozinha, gasolina e água, a seqüência de processos mais indicada é:

a) decantação, catação e destilação.

b) floculação, filtração e decantação.

c) catação, filtração e evaporação.

d) filtração, catação e destilação.

e) filtração, decantação e destilação.

Passo 1

Alguns pontos são importantes de ressaltar nessa mistura: a areia não é solúvel em nenhum dos dois líquidos, o sal é solúvel em água, a gasolina e a água são imiscíveis (formam uma mistura heterogênea e tem densidades diferentes).

Então, o ideal é começarmos pela filtração, que vai separar os dois líquidos (a solução de água+sal e a gasolina) da areia.

Uma vez que separamos a areia, partimos para a decantação: onde separamos os dois líquidos através da diferença de densidade dos dois.

Depois, para separar a água do sal, precisamos fazer uma destilação! Como a água ferve em uma temperatura muiiiito mais baixa que o sal, conseguimos separá-los.

A opção correta é a letra E.

Obs: não poderíamos começar por uma decantação porque a areia iria entupir o funil de decantação, já que ela é mais densa que os líquidos e ia se concentrar no fundo do funil!

Resposta

Letra E.

Exercícios Resolvidos de Métodos de separação de misturas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

G.3 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterogêneas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) óleo e vinagre; (b) giz e sal de cozinha; (c) água salgada.
G.2 Diga se cada uma das declarações seguintes é verdadeira ou falsa. Se falsa, diga o que está errado: (a) Em uma solução não aquosa o solvente é água. (b) A decantação aproveita a diferença de ponto
G.4 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterógenas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) limonada; (b) óleo de salada e vinagre; (c) sal e pimenta em pó.