Para separar os componentes do sistema formado por sal de cozinha e carvão em pó, um estudante realiza os tratamentos I, II e III, de acordo com o esquema:

I. Em I ocorre:

a) dissolução do sal de cozinha;

b) ionização do carvão em pó;

c) liquefação do sal de cozinha;

d) liquefação do carvão em pó;

e) sublimação do sal de cozinha.

II. A operação representada por II corresponde a uma:

a) destilação simples.

b) cristalização.

c) filtração.

d) fusão fracionada.

e) flotação.

III. Dê o nome da operação III.

Passo 1

Como em I queremos separar dois sólidos, um solúvel em água, e outro não, fazemos uma dissolução fracionada!

Quando adicionamos água em excesso, o sal passa para a solução aquosa e o carvão continua sólido. Ou seja, a letra correta é a letra A.

Passo 2

Na operação II, separamos uma mistura líquida homogênea de um sólido! Entre as opções, a melhor opção possível é a filtração.

Passo 3

Na operação III, evaporamos a água para obter somente o sal de cozinha! Como não a recuperamos depois, essa operação se chama evaporação ou evaporação do solvente.

Resposta

I. Letra A.

II. Letra C.

III. Evaporação do solvente.

Exercícios Resolvidos de Métodos de separação de misturas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

G.3 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterogêneas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) óleo e vinagre; (b) giz e sal de cozinha; (c) água salgada.
G.2 Diga se cada uma das declarações seguintes é verdadeira ou falsa. Se falsa, diga o que está errado: (a) Em uma solução não aquosa o solvente é água. (b) A decantação aproveita a diferença de ponto
G.4 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterógenas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) limonada; (b) óleo de salada e vinagre; (c) sal e pimenta em pó.