8-91.Um artigo em The Engineer-"Redesign for Suspect Wiring". junho de 1990)reportou os resultados de uma investigacao sobre erros relativos ao cabeamento em aeronaves comereiais de passageiros.que podem produzir informacoes defcituosas a tripulaco.Tal erro relativo ao cabcamento pode ter sido responsavel pelo desastre de um aviao da British Midland Airwavs.em janciro de 1989,fazendo com que o pilo to desligasse o motor errado.De 1600 avioes selecionadosalcatonamcn- te.oito tinham erros relativos ao cabeamento que poderam mostrar intormacao incorreta a tripulacao.
(a)Encontre um intervalo de confianca de 99% para a proporcao de aeronaves quc tenham tais erros relativos ao cabeamento.
(b)Suponha quc usemoxinformacao neste cxempln,de mxlo a fornecer uma estimativa preliminar dep.Quao grande a amostra sena para produzir uma estimativa de p diferente do valor verdadeiro por no maximo 0.008,de modo a nos deixar 99% confiantes
(c)Suponha quie nao tivessemos uma estimaliva preliminar dep.Quao grande a amostra seria se quisessemos estar no minimo 999 confiantesde que a proporgao amostral seria difcrente do valor verdadeiro por no maximo0.008.independentemente do valor verdadeiro de p?
(d)Comente sobre a utilidade da informacao preliminar para o calculo do tamanho necessario da amostra.
Passo 1
Se é a proporção de observações em uma amostra aleatória de tamanho n que pertence a uma classe de interesse, um valor aproximado (intervalo de confiança de na proporção da população que pertence a esta classe é
onde é o ponto percentual superior da distribuição normal padrão.
Esse procedimento depende da adequação da aproximação normal ao binomial. Para ser razoavelmente conservador, isso exige que e sejam maiores ou iguais a 5. Em situações em que essa aproximação é inadequada, principalmente nos casos em que é pequeno, outros métodos devem ser usados.
A estimativa pontual da proporção da população é
e
Passo 2
Letra a:
Para intervalo de confiança bilateral de 99%.
e
Portanto, as equações frontais (1) e (2) um IC bilateral de 99% é:
Simplificando, temos:
O tamanho da amostra para um erro especificado em uma proporção binomial é
Passo 3
Letra b:
O erro em estimar o valor verdadeiro de é:
do que da Equação (1), obtemos
Portanto, o tamanho da amostra é
Temos de confiança de que o erro na estimativa de p por é menor que E se o tamanho da amostra for
Passo 4
Letra c:
Nós sabemos que o erro na estimativa do valor verdadeiro de p é e , então, da Equação (2), obtemos
Portanto, o tamanho da amostra é
Passo 5
Letra d:
Das partes b) e c) concluímos que é muito importante conhecermos as informações preliminares, porque quando conhecemos as informações preliminares obtemos uma estimativa precisa para (partes (b)).
Resposta
- Ver solução