Acredita-se que o cotovelo de um tenista seja afetado pelo impacto sentido ao atingir a bola. O artigo "Forces on the Hand in the Tennis One-Handed Backhand" (Intl. J. of Sport Biomechanics, 1991, p. 282-292) relatou a força (N) na mão, logo depois do impacto de um golpe para trás com uma única mão de seis jogadores avançados e oito jogadores intermediários.
Em sua análise dos dados, os autores assumiram que ambas as distribuições de força eram normais. Calcule um IC de 95% para a diferença entre a força média real dos jogadores avançados (1) e a força média real dos jogadores intermediários (2). Seu intervalo fornece forte evidência de que os dois s são diferentes? Você teria chegado à mesma conclusão calculando um IC para 2 1, (isto é, invertendo as indicações 1 e 2 nos dois tipos de jogadores)? Explique.
Passo 1
Dado:
Passo 2
Determine o valor t olhando na linha começando com graus de liberdade df=8 e na coluna com no Tabela de distribuição t de Student no apêndice:
A margem de erro é então:
Os pontos finais do intervalo de confiança para são:
Estamos 95% confiantes de que a força média real para jogadores avançados é entre 6,2921 e 31,5079 maior do que a força média real para jogadores intermediários.
Como o intervalo de confiança (6,2921,31,5079) não contém 0, há evidências suficientes para apoiar a afirmação de que os dois μ's são diferentes. Essa conclusão não mudaria ao inverter os rótulos 1 e 2 nos dois tipos de jogadores, pois os limites do intervalo de confiança são simplesmente negados.
Resposta
(6,2921,31,5079), Sim, Não