O artigo "Evaluation of a Ventilation Strategy to Prevent Barotrauma in Patients at High Risk for Acute Respiratory Distress Syndrome" (New Engl. J. of Med., 1998, p. 355 - 358 ) relatou um experimento no qual 120 pacientes com características clínicas semelhantes foram divididos aleatoriamente em um grupo de controle e em um grupo de tratamento, cada um com 60 pacientes. A média de permanência na UTI (dias) da amostra e o desvio padrão da amostra para o grupo de tratamento foram, respectivamente, 19,9 e 39,1 , enquanto os valores para o grupo de controle foram 13,7 e 15,8.

a. Calcule uma estimativa pontual da diferença entre a permanência média real na UTI dos grupos de tratamento e de controle. Essa estimativa sugere que existe uma diferença significativa entre as permanências médias reais sob as duas condições?

b. Responda à pergunta proposta na parte (a) fazendo um teste de hipótese formal. O resultado é diferente do que você supôs na parte (a)?

c. Parece que a permanência na UTI dos pacientes que receberam o tratamento de ventilação é normalmente distribuída? Explique o seu raciocínio.

d. Estime a duração da permanência média real dos pacientes que receberam o tratamento de ventilação, de modo que transmita informações sobre precisão e confiabilidade.

Passo 1

Calcule uma estimativa pontual da diferença entre a permanência média real na UTI dos grupos de tratamento e de controle. Essa estimativa sugere que existe uma diferença significativa entre as permanências médias reais sob as duas condições?

a. estimativa pontual x ‾ - y ‾ = ‾=19,9-13,7=6,2. Parece que pode haver uma diferença.

Passo 2

Responda à pergunta proposta na parte (a) fazendo um teste de hipótese formal. O resultado é diferente do que você supôs na parte (a)?

b. H 0 : μ 1 - μ 2 = 0 , H a : μ 1 - μ 2 ≠ 0 , z = ( 19.9 - 13.7 ) 39.1 2 60 + 15.8 2 60 = 6.2 5.44 = 1.14 , o   p - v a l u e   = 2 [ P ( z > 1.14 ) ] = 2 ( . 1271 ) = . 2542

O valor de p é maior que qualquer α razoável, então não rejeitamos H 0 . Não há diferença significativa.

Passo 3

Parece que a permanência na UTI dos pacientes que receberam o tratamento de ventilação é normalmente distribuída? Explique o seu raciocínio.

c. Não. Com uma distribuição normal, esperaríamos que a maioria dos dados estivesse dentro de 2 desvios padrão da média, e a distribuição deveria ser simétrica. 2 dp acima da média é 98,1, mas a distribuição para em zero à esquerda. A distribuição é positivamente assimétrica.

Passo 4

Estime a duração da permanência média real dos pacientes que receberam o tratamento de ventilação, de modo que transmita informações sobre precisão e confiabilidade.

d. Calcularemos um intervalo de confiança de 95% para μ, o verdadeiro tempo médio de permanência dos pacientes que receberam o tratamento 19.9 ± 1.96 39.1 60 = 19.9 ± 9.9 = ( 10.0,21.8 )

Resposta

a. Parece que pode haver uma diferença.

b. O valor de p é maior que qualquer α razoável, então não rejeitamos H 0 . Não há diferença significativa.

c. A distribuição é positivamente assimétrica.

d. = ( 10.0,21.8 )

Exercícios de Livros Relacionados