Para decidir se dois tipos diferentes de aço possuem os mesmos valores de dureza de fratura média real, n espécimes de cada tipo são testados, produzindo os seguintes resultados:

Calcule o valor P para o teste apropriado de duas amostras, assumindo que os dados se basearam em n = 100 . Então, repita o cálculo para n = 400 . O valor P pequeno para n = 400 é indicativo de uma diferença que possui significância prática? Você ficaria satisfeito apenas com um relatório do valor P ? Comente em poucas palavras.

Passo 1

Então, repita o cálculo para n = 400 . O valor P pequeno para n = 400 é indicativo de uma diferença que possui significância prática? Você ficaria satisfeito apenas com um relatório do valor P ?

z = x ‾ - y ‾ s 1 2 n + s 2 2 n = . 2 2 n . Para n = 100 , z = 1.41 e p -value = 2 [ 1 - Φ ( 1.41 ) ] = . 1586

Para n=400,z=2,83 e valor p=0,0046. Do ponto de vista prático, a proximidade de x ‾ e y ‾ sugere que essencialmente não há diferença entre a tenacidade à fratura média verdadeira para aços tipo I e tipo I. A diferença muito pequena nas médias da amostra foi ampliada pelos grandes tamanhos de amostra - significância estatística e não prática. O valor-p por si só não transmite essa mensagem.

Resposta

O valor-p por si só não transmite essa mensagem.

Exercícios de Livros Relacionados